Já temos os resultados do estudo que realizámos acerca dos hábios alimentares dos alunos da nossa escola.
Após analisarmos todos os dados, criámos tabelas e gráficos com as conclusões, como podem verificar de seguida.
Género dos respondentes:
Costumas tomar o pequeno-almoço antes de ir para a escola? Costumas fazer uma merenda entre as principais refeições? Legenda: Sim, um de manhã e outro à tarde = 58%, Sim, só a meio da tarde = 27%, Sim, só a meio da manhã = 8%, Não, só faço as refeições principais = 8%.
O que costumas comer nessas merendas? Onde costumas almoçar? Qual o grau de importância que atribuis à qualidade de alimentos que ingeres?
Para analisar as respostas completas veja-so o slide realizado no SCRIBD:
Três amigos foram a um restaurante almoçar. No fim pediram a factura e viram que o total era 30 euros. Repartiram por todos e cada um pagou 10 euros. O patrão já os conhecia porque eles eram clientes frequentes e disse ao empregado para lhes dar 5 euros em moedas de 1 euro. O empregado manhoso deu 1 euro a cada um e ficou com 2 euros. RESUMINDO: Amigos: 27 euros (10-1 = 9 X 3 = 27) Empregado: 2 euros TOTAL = 27 + 2 = 29 e o 1 euro que falta?!?
A Estatística
A estatística utiliza teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos de observação como em estudos experimentais. Tem por objectivo obter, organizar e analisar dados estatísticos. Por outras palavras, a estatística procura modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de futuros fenómenos.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planeamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objectivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
A estatística é uma ciência que se dedica à organização, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.